É provável que você já tenha se perguntado o que faz um cão ser verdadeiramente feliz e saudável. Muitos pensarão em itens como uma casa, uma família que dê amor e atenção, uma boa alimentação, banhos regulares, consultas no médico veterinário e muito carinho. Certamente todos esses fatores contribuem de maneira marcante para o bem-estar de nosso animal.
(Antes de prosseguir, temos uma novidade para você: estamos liberando GRATUITAMENTE o acesso ao nosso livro digital “Como Passear com Cães Profissionalmente”. Para baixá-lo basta clicar aqui e preencher os campos com seus dados. Corra que é por tempo limitado!)
Entretanto, você precisa saber que tudo isso nem de longe substitui aquilo que o cão realmente precisa: exercícios. Isso mesmo. Os cães, independentemente da raça, necessitam de atividade física constante, ao contrário dos gatos que são animais essencialmente territoriais.
Na natureza, os cães estão a todo momento caminhando, farejando o ambiente e seguindo o líder do grupo. Tudo isso faz parte de seu instinto natural. E quando um cão não pratica atividade física com frequência certamente terá maiores chances de apresentar certos desvios de comportamento como ansiedade, estresse, agressividade e comportamento destruidor. Além disso, esses animais estão muito mais propensos a desenvolver doenças crônicas como obesidade, diabetes e hipertensão arterial.
Alguns podem até pensar que um cão que permanece dentro de casa o dia todo é muito mais feliz quando comparado com um cão que vive nas ruas. Acredite em mim: é exatamente o contrário! Obviamente, um cão doméstico está muito mais seguro quando possui um lar. Mas a ausência de exercícios certamente o deixará frustrado e infeliz.
Talvez você já tenha se deparado com moradores de rua caminhando com seus cães. Por incrível que pareça essas pessoas são autênticas líderes de matilha (grupo de cães). Eles fornecem ao cão atividade física, disciplina, proteção, abrigo, alimento e define o trajeto a ser seguido. Observe como os cães se comportam próximos a eles. Sempre estão de orelha baixa, cauda relaxada, seguindo-os a todo momento, dormindo e comendo juntos. É exatamente isso o que acontece na natureza. Neste caso, a única diferença é que um ser humano assumiu o papel de líder.
Sendo assim, procure passear com o seu cão todos os dias, por no mínimo uma hora. Caso não tenha tempo para isso, contrate um profissional da área (o Dog Walker) para que ele possa fornecer o melhor presente que seu cão pode desejar: atividade física regular.
Quer saber mais sobre o assunto e se preparar a fundo para atuar na maravilhosa profissão de Passeador de Cães (Dog Walker)? Clique aqui e dê uma olhada em nosso curso “Como Ganhar Dinheiro Passeando com Cães”.
Um grande abraço e bons passeios! 🙂