Dar atividade física frequente é, sem dúvidas, a melhor coisa que você pode fazer pelo seu cão. Isso fará com que ele se torne muito mais equilibrado, melhore sua saúde, durma melhor, fique menos ansioso, dentre vários outros benefícios.
(Antes de prosseguir, temos uma novidade para você: estamos liberando GRATUITAMENTE o acesso ao nosso livro digital “Como Passear com Cães Profissionalmente”. Para baixá-lo basta clicar aqui e preencher os campos com seus dados. Corra que é por tempo limitado!)
Entretanto, é possível que em algum momento nosso cãozinho não se sinta confortável para sair de casa. Muitos deles se escondem quando percebem que seus donos querem levá-los para um passeio. Outros simplesmente empacam, não havendo nada que os façam sair do chão. Isso é muito comum.
Esse tipo de comportamento não é natural, já que os cães são animais muito ativos e exploradores. Na natureza, os cães selvagens estão sempre caminhando e explorando o ambiente, parando apenas para comer e dormir. Sendo assim, atividade física é essencial no mundo canino.
Pode haver diferentes explicações para o cão ter medo de passear. Na maior parte das vezes o animal sofreu algum tipo de trauma quando saiu de casa. Pode ter sofrido uma queda, se assustado com o barulho dos veículos, encontrado cães agressivos ou passeado por locais de difícil locomoção. De alguma forma ele associou que passear pode trazer algum perigo.
Para contornar esse problema é indicado que os donos não reforcem o sentimento de medo nos cães. Quando estes estiverem amedrontados, jamais devemos dar carinho e mimos. Certamente o cão pensará: “se eu ficar com medo, meu dono me dará carinho e me protegerá”.
O que devemos fazer é manter uma postura calma e firme perante o animal. Se ele demonstrar que está com medo, simplesmente o ignore em um primeiro momento. Não fique falando com ele ou passando a mão em sua cabeça. Deixe-o tranquilo. Pode ser que nas primeiras vezes ele mantenha esse comportamento e seja difícil de levá-lo para passear. Mas com o tempo ele compreenderá que não há motivos para ter medo.
Dessa forma, se o cão estiver com medo do barulho de carros e motos, por exemplo, devemos agir com toda a calma do mundo quando nos deparamos com os veículos, passando a ideia de que tudo está bem. Ele logo vai perceber que aquilo não trará nenhum perigo e voltará a passear normalmente.
Quer saber mais sobre o assunto e se preparar a fundo para atuar na maravilhosa profissão de Passeador de Cães (Dog Walker)? Clique aqui e dê uma olhada em nosso curso “Como Ganhar Dinheiro Passeando com Cães”.
Um grande abraço e bons passeios! 🙂