Certamente você já se deparou com a seguinte situação: ao levar o seu cãozinho para passear, você nota que ele começa a comer grama, capim e outras plantas. E em algumas ocasiões, logo após fazer isso, o cão acaba vomitando.
Mas por que os cães fazem isso? Existem algumas hipóteses para explicar esse comportamento aparentemente estranho.
(Antes de continuar, temos uma novidade para você. Gostaria de GANHAR DINHEIRO passeando com cães? Estamos liberando GRATUITAMENTE o acesso ao nosso livro digital “Como Passear com Cães Profissionalmente”. Para baixá-lo basta clicar aqui e preencher os campos com seus dados. Corra que é por tempo limitado!)
Uma das explicações mais aceitas é a de que os cães ingerem essas plantas para fazer uma “limpeza” do sistema digestório. Assim, quando eles comem grama e capim, por exemplo, isso estimula o fígado e o estômago a produzirem enzimas que farão a limpeza do trato gastrointestinal, sendo muito comum que os mesmos vomitem logo em seguida.
Geralmente isso acontece quando o cão ingeriu algo que não fez bem ou quando comeu em excesso. Por isso, é muito importante que se monitore o cão regularmente para evitar situações como essas.
Outra explicação para esse hábito está na própria natureza do animal. Os cães domésticos são descendentes diretos dos lobos selvagens, que são animais carnívoros. Esses últimos costumam caçar, sobretudo, animais herbívoros, que consomem muitas plantas. Dessa forma, quando o lobo come esses animais, ele acaba ingerindo também as plantas presentes no estômago e nos intestinos dos mesmos.
Sendo assim, comer plantas seria algo “natural” para os cães. E como os cães domésticos não têm o hábito de caçar, logo eles precisam encontrar uma outra maneira de ingerir essas plantas.
Às vezes o cão também ingere essas plantas devido a uma deficiência de alguma vitamina ou mineral. Então, se ele não está recebendo todos os nutrientes necessários em sua dieta, é provável que o mesmo coma as plantas para suprir essa necessidade.
Portanto, é muito importante que se ofereça uma alimentação de qualidade ao cão, com uma boa ração e sempre que possível oferecer produtos naturais (obviamente com indicação de um médico veterinário).
Para terminar, você gostaria de ganhar de 3 a 10 mil reais por mês passeando com cães? Temos um curso perfeito que vai te ajudar a mudar de vida e a obter um ótimo retorno financeiro seguindo a maravilhosa profissão de Passeador de Cães Profissional (Dog Walker). Para saber mais é só clicar aqui ou no botão verde que está aparecendo logo abaixo.
Um grande abraço e bons passeios! 🙂